Estratégia

A estratégia foca no investimento em ativos problemáticos ou de riscos mais elevados, que podem ser: créditos inadimplentes ou non-performing loans (NPL), ativos estressados, legal claims, precatórios e debtor-in-possession financing (DIP Financing).

Em geral, esses ativos possuem imóveis e ativos reais como garantia. Dessa forma, a Brio Investimentos atuará no desembaraço do ativo, na recuperação do crédito e, quando for o caso, na destinação final do imóvel dado em garantia.

Os ativos são precificados de acordo com o nível de risco implícito nas operações e, por isso, tendem a gerar rendimentos significativamente acima da média de outras classes de ativos.

As principais linhas de atuação do time de Special Situations da Brio Investimentos serão:
Ativos estressados: ativos depreciados ou problemáticos, provenientes de massas falidas, créditos inadimplentes ou com fragilidades em suas estruturas, ou mesmo resultantes de problemas familiares/sucessórios. A Brio Investimentos adquire e desembaraça os ativos, sempre com vistas à venda do ativo após serem resolvidas ou mitigadas as questões judiciais ou transacionais.

DIP financing: debtor-in-possession (DIP) é uma modalidade de financiamento, regulamentada por lei, para empresas que se encontram em recuperação judicial e através da qual é feita a aquisição de dívida para suprir a necessidade de caixa para financiar as operações da empresa por um determinado período, viabilizando a reestruturação de capital e/ou operacional da empresa recuperanda. Em contrapartida, os investidores do DIP passam a ter diversos tipos de benefícios, como fluxo de pagamento diferenciado, senioridade no recebimento em caso de falência, possibilidade de adquirir controle da empresa após a reestruturação, dentre outros.

Non-performing loans: empréstimos ou financiamentos bancários inadimplentes por pelo menos 90 dias. Nesta modalidade o time da Brio Investimentos adquire esses créditos (portfólios ou single names) e atua diligentemente na cobrança e renegociação para otimização do valor recuperado dos créditos.

Legal claims: disputas judiciais que podem ter diferentes tipos de ativos como lastro, incluindo imóveis, direitos hereditários, recebíveis, entre outros. Esses direitos podem ser comercializados através de sua cessão para terceiros. A Brio Investimentos utiliza sua experiência na análise desse tipo de processo para focar naqueles com maiores chances de êxito e rentabilidade.

Precatórios: dívidas judiciais da União, das unidades federativas e de municípios que, após trânsito em julgado em favor dos credores, viram precatórios. Como não há penhora de bens para o pagamento dos precatórios, muitos titulares de precatórios recorrem à venda dessa dívida para terceiros com um desconto para recebimento do valor devido antes do prazo de pagamento pelo órgão devedor.